Bahia CODEVASF Irrigação

Projeto de Irrigação Baixio de Irecê

O Projeto de Irrigação Baixio de Irecê está localizado no município de Xique-Xique, na região do Vale Médio do rio São Francisco, cuja etapa 1A possui 4.578ha, com 47 lotes para pequenos agricultores com 281ha, 64 lotes para médias empresas com 2.093ha e 25 lotes para grandes empresas com 2.904ha.

A captação é feita no rio São Francisco, através de um canal de aproximação e da estação de bombeamento principal. A água será conduzida por 27km de canal, onde estão localizadas dezoito tomadas para lotes empresariais e duas estações de pressurização.

A Pampulha, em consórcio com a PEM, executou a montagem das redes tubulares pressurizadas e gravitárias, a instalação de conjuntos de peças especiais e de tomadas d’água parcelares, a montagem dos 3 conjuntos moto-bombas da estação de bombeamento principal, com capacidade unitária de 3,5m³/s, do transformador de 5MVA, de 3 bombas da estação de bombeamento secundária, do pórtico rolante de 20t, da ponte rolante, dos painéis de controle e a construção de abrigos e estruturas acessórias. Executou, também, o start-up e pré-operação do projeto.