ALSTOM Ceará Irrigação Saneamento

Projeto Caminho das Águas

O projeto denominado “Caminho das Águas” constitui-se num sistema de adução com cerca de 255km de extensão, composto por 166,59km de canais, 93km de adutoras e 1,1km de túneis, além de uma estação de bombeamento.

A água será transportada do açude Castanhão para reforçar o abastecimento da região metropolitana de Fortaleza e do complexo industrial e portuário do Pecém, além de atender a projetos de irrigação a serem implantados ao longo do seu traçado. Terá uma vazão máxima de 22m³/s.

O 1º trecho corresponde a 21% do total, interligando o açude do Castanhão ao açude Curral Velho, com 53,3 km de extensão, divididos em 33,1 km de canais e 20,2 km de adutoras.

A Pampulha foi responsável pela montagem das adutoras, de todos os equipamentos hidromecânicos de controle dos canais, tais como: comportas, stop log’s e grades, bem como da montagem dos equipamentos da estação de bombeamento com 4 moto-bombas, com potência total de 8.800kW e vazão total de 12,572m³/s e inversores de frequência, e da subestação de 30MVA, em 69kV. Executou também a automação desta etapa, permitindo a obtenção de informações como: vazão, nível do canal e a operação das comportas e válvulas, a partir de um centro de controle operacional.